domingo, 29 de março de 2009

Garmisch-Partenkirchen : Uma obra-prima de Cidade

É uma pintura? Não! É apenas uma vista comum,
igual a outras tantas que observamos da estrada,
logo na chegada da cidade de Garmisch-Partenkirchen.

Definitivamente a natureza criou obras-primas,
e certamente os Alpes estão entre elas

A cidade está situada ao pé da montanha mais alta da Alemanha (o Zugspitze) e é o maior centro de esportes de inverno da Alemanha, mas atrai visitantes o ano inteiro.
Localizada na Baviera, a 720 metros de altitude e a poucos minutos da fronteira com a Áustria, Garmisch-Partenkirchen situa-se numa paisagem de tirar o fôlego, em meio às montanhas quase sempre nevadas dos Alpes.

Os 30 mil habitantes da cidade recebem a cada ano mais de um milhão de visitantes, entre os quais a nata internacional dos esportes de inverno.

Afinal, Garmisch-Partenkirchen sedia com freqüência campeonatos mundiais nessas modalidades, e é lá que se realiza, no início de janeiro, a primeira competição do calendário internacional de esportes de inverno.


O Zugspitze - O pico culminante da Alemanha

Entre os cumes que rodeiam a cidade Garmisch-Partenkirchen, destaca-se o Zugspitze, com 2964 metros de altitude. É o pico culminante da Alemanha.

Escalar a montanha, que abriga em seu pico há mais de 100 anos uma estação de meteorologia, deve ficar reservado a esportistas muito bem treinados. Mas ninguém deve desistir de uma visita ao mirante, ou ao hotel e restaurante que ficam naquelas alturas que só perdem a camada espessa de neve no alto verão.
.
Para chegar lá, o turista tem duas opções: o trem de cremalheira que parte da estação central da cidade e conduz até um platô, de onde se continua num teleférico. Ou o bondinho suspenso que parte do pé da montanha e sobe pela encosta direto ao topo, galgando quase 2000 metros de altitude num percurso de cinco quilômetros.
.
Esqui, slalom, saltos, patinação artística, hóquei: a infra-estrutura local nada deixa a desejar, seja qual for a disciplina esportiva praticada na neve ou no gelo.
.

São Sebastião continuou nos acompanhando!

Em Garmisch, Capela de São Sebastião

Tela de São Sebastião, no interior da capela

Aliás, existem várias casas cujas fachadas
estão adornadas com a imagem do Santo

Cenas Urbanas de Garmisch-Partenkirchen

Uma cena rara, para não dizer, única:
Um cidadão de rua, em Garmisch.
Interessante é o uso do chápéu típico da Bavária

Casal caminhando pela rua
O homem usando traje típico

As casas decoradas estão por toda parte,
incluindo-se as ruas de comércio

E que comércio especial...
Encontramos surpresas como uma loja de bonecas antigas!


A Arquitetura de Garmisch-Partenkirchen

Sejam casas comerciais ou residenciais, as fachadas são ornamentadas com pinturas e esculturas belíssimas. Parece que estamos dentro de um livro de histórias... A maioria das pinturas e esculturas retrata motivos religiosos.
.
A alegre vida noturna de Garmisch-Partenkirchen:
Afinal, estamos na Bavária!
.
Fomos jantar em um restaurante super simpático, indicado pelo dono de nosso hotel. Lá, estavam jantando pessoas que, com certeza, eram moradores da cidade. Foi muito engraçado, porque a garçonete usava um traje típico extremamente decotado. Eu estava com a máquina fotográfica na mão, com uma vontade enorme de fotografá-la, mas sem que ela percebesse, para que não ficasse constrangida. Não sei como, mas todos perceberam e, quando eu pedi para que ela servisse a "cachacinha" deles naquela bandeja cumprida, todos pediram para que ela fizesse a pose que eu estava querendo. Mas ela levou na esportiva, todos riram muito, inclusive ela! Eles sabiam que éramos turistas. Passado o evento, fico a pensar: Até parece que no Brasil as roupas são muito comportadas...
.
Quando vi o resultado da foto acima...

Mas o pessoal do restaurante era super simpático e protestou! Logo todos disseram que os homens é que costumam levar chifres! Fizeram questão de fotografar o Paulinho desse jeito!

Mas o Paulinho não foi lá só pra brincar!
E a comida do restaurante era super gostosa!
.
O Nosso Hotel

Ficamos hospedados no hotel da foto acima. É considerado o melhor hotel da cidade. É também um lugar histórico, pela época de sua construção, sua conservação e também por sua decoração. É muito bonito, mas antes de tudo, super aconchegante!
.
Ficamos em um quarto que dava para o pátio interno.
Essa era a janela do nosso quarto

Pátio interno
A janela aberta também é do nosso quarto


Pátio interno do Hotel

Vista noturna do Pátio Interno do Hotel,
com direito à lua e às montanhas dos Alpes

Cidade visitada em 7 e 8 de outubro de 2008
.
Se quiser seguir a nossa viagem, é só clicar aqui:

Obrigado pela visita!

Para ver qualquer outra matéria,
clique em uma das opções no Índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!