quinta-feira, 9 de abril de 2009

Braz bei Bludenz - Uma Grata Surpresa nos Caminhos dos Alpes Austríacos, na Região do Tirol

Aqui relataremos uma dessas histórias de viagens que a gente sempre vai gostar de lembrar. Seu cenário foi o hotel "Gasthof Rössle", que fica nos Alpes Austríacos, na região do Tirol, bem na estradinha por onde estávamos passando, rumo a Luzern. Havíamos saído de Innsbruck e estávamos viajando de carro, evitando passar pelas grandes estradas de alta velocidade.
..
Mas em certo trecho, não conseguíamos ter certeza se estávamos no caminho certo... O fato de estarmos meio que "perdidos" nos fez parar bem em frente a esse lindo hotel da foto acima, onde eu apareço entre o proprietário e sua nora. Vamos ao começo dessa história!..

Tudo era absolutmente encantador! A paisagem parecia ter saído de uma pintura!
.
De Innsbruck, no Tirol, até Luzern, pela estradinha vicinal, seriam 300 km de curvas a serem percorridas em aproximadamente 6 horas. Mas o tempo não nos preocupava, ao contrário, esse percurso seria o ponto alto de nossa viagem daquele dia. Afinal, queríamos exatamente curtir o caminho entre uma cidade e outra, aliás, entre um país e outro. .
.. Tudo corria bem, como vinha acontecendo durante toda a nossa viagem. As indicações do Google Maps sempre nos levavam aos destinos sem problemas. .
..Até que, de repente, as indicações do Google começavam a não coincidir com as placas que avistávamos. Isto porque estávamos em uma área urbana onde, ao invés de utilizarem as indicações da estrada, apareciam nomes de ruas. E como saber se estávamos no caminho certo???.

Começamos a nos sentir perdidos. Em um lindo local, mas perdidos! E não avistávamos ninguém no caminho para pedir orientação. Acho que todos estavam em suas casas descansando após o almoço. O fato é que não tínhamos a quem perguntar coisa alguma! .

Não havia outra opção a não ser parar. Mapa em punho, tentando ver onde teria sido o erro, até que avistamos um senhor, passando calmamente do outro lado da estrada, em frente a esta linda paisagem da foto acima!
.
O tal senhor era uma simpatia! Queria muito nos ajudar, mas não falava Inglês. Pelo que entendemos, ele era o proprietário do lindo hotel que surgiu logo em seguida. O Gasthof Rössle.
.
Esse simpático austríaco nos fez entrar em seu estabelecimento, todo satisfeito em poder colaborar conosco, já que seu filho dominava bem o Inglês, além de outros muitos idiomas.
.
Foi então que estacionamos nosso carro e entramos no lindo Gasthof Rössle! Que graça! O filho dele foi tão simpático quanto o pai. Que hospitalidade! Logo ficamos sabendo que estávamos no rumo certo. Mas, conversa vai, conversa vem, quando ele soube que éramos brasileiros, tivemos uma surpresa! A cunhada dele era brasileira também, de Santa Catarina. O simpático senhor, quando soube, não nos deixou sair antes que sua nora chegasse.
..
Estávamos em uma cidadezinha chamada Braz, que fica no Distrito de Bludenz, na Áustria. O local é encantador. Mas como vocês podem observar, fica bem deserto...
.
Mas eu e Paulo somos mesmo viajantes de muita sorte. No meio daquela que parecia uma "cidade fantasma", fomos avistar exatamente um senhor super simpático e prestativo, que possui dois filhos, sendo que ambos trabalham com ele. Um, o poliglota, fica na parte do receptivo do hotel e, aparentemente, na parte administrativa. O outro, é um chef de cuisine dos mais renomados na Áustria. Este, é casado com a brasileira que todos queriam que conhecêsemos e que estaria quase chegando. Não é muita sorte?
.
Enquanto esperávamos pela brasileira, os proprietários nos convidaram para conhecer seu restaurante. Ficamos encantados! Que lindo restaurante! E estava lotado! Não entendíamos porque aquele restaurante estava tão cheio, sendo que ficava em um local praticamente deserto... Conversando com a família conseguimos entender o fato. Aquele é talvez o melhor restaurante de toda a redondeza. Isto por causa de um dos filhos, o que é chef de cuisine! O cara é tão bom que já esteve no Brasil em um festival austríaco, promovido anualmente pela Casa da Suíça, no Rio de Janeiro. Também ficamos sabendo que aquele hotel é um dos mais procurados durante o inverno, pois fica estrategicamente situado entre 3 das melhores estações de esqui da Áustria. Tudo explicado!
.
O restaurante é muito elegante. Ficamos sabendo que em certa época do ano eles promovem um almoço somente com carne de caça da região. Essa refeição é realizada ao ar livre, em frente ao hotel, no meio daquela paisagem tão bela! Deu a maior vontade de participar algum dia desse evento... Outra coisa que ficamos imaginando foi o Natal. Deve ser lindo passar um Natal ali com a família! Com toda a neve que deve cair, somada à arquitetura alpina e aqueles campos, com a vista da cidadezinha, lá embaixo... Deve ficar toda decorada...
.
Finalmente conhecemos nossa compatriota! Conhecemos também seus filhos. Um casal lindo! Ela nos disse que eles falam Português. Nossa recém-amiga ainda nos explicou que sua família é descendente de austríacos, exatamente daquela região. A cidade do Brasil de onde veio se chama Treze Tílias. Nunca tínhamos ouvido falar dessa cidade e assim que chegamos ao Brasil fomos procurar saber um pouco mais, quando descobrimos que fica no Estado de Santa Catarina, em uma região muito parecida com aquela dos Alpes Austríacos. Parece ser um local encantador. Já estamos até planejando conhecê-lo quando formos viajar pelo sul do Brasil. Se Deus quiser, em breve conheceremos. Se quiser saber um pouco mais sobre Treze Tílias, acesse o link do site oficial da cidade, abaixo.
Não conseguimos, infelizmente, lembrar o nome de nossa amiga de Braz bei Bludenz, mas queremos dedicar esta matéria a ela e à toda a maravilhosa família Bargehr, proprietária do Hotel Restaurante Rössle.
E para quem estiver viajando pelo Tirol, principalmente pelas bandas entre Innsbruck e Luzern, e quiser uma dica sobre um excelente local, seja para dar uma simples parada para almoçar, seja para esquiar, ou seja para descansar e passar um ou mais dias tranquilos e diferentes, não deixe de conhecer esse maravilhoso Hotel Restaurante, o Gasthof Rössle! http://www.roesslebraz.at/
.
Esta viagem foi realizada em outubro de 2008.
.
Se quiser seguir a nossa viagem, a próxima parada foi em Luzern, na Suíça. Aguarde essa matéria que deverá ser publicada ainda nesta semana.
.
Obrigado pela visita!
.
Para ver qualquer outra matéria, clique em uma das opções no menu
que se encontra quase no topo do blog, na coluna do lado direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!