terça-feira, 14 de julho de 2009

Escócia - O País dos Highlanders

Por Ana Maria J. Manna Padua
.

A Escócia é uma das quatro partes que integram o Reino Unido. Uma região com história turbulenta, muitos castelos antigos, inverno rigoroso e berço do inigualável scotch whisky. Há indícios da presença humana na Escócia desde o Mesolítico (provavelmente 5000 a.C.). Os obanianos, que habitaram o local por volta de 3000 a.C., já possuíam embarcações e utilizavam arpões com pontas de osso. Os vestígios encontrados dos povos agricultores e criadores do Neolítico indicam que penetraram de Yorkshire para o estuário do Moray. As espadas e pontas de lanças que, com os machados de bronze, marcam o início da Idade do Bronze na Escócia (900 a.C.) indicam a ocorrência de guerras. A Idade do Ferro, que começou após 500 a.C., assinala o início do tribalismo céltico que foi encontrado pelos invasores romanos. (Texto extraído da Wikipédia)

"Saímos de carro com nossos amigos que moram em Middlesbrough, norte da Inglaterra, em junho de 2004. Era verão, mas pegamos muito frio ... Brrrrrrrrrrrr..."
.

Ana Maria J. Manna Padua e Luiz Carlos Padua Silva
Ao fundo, o Castelo de Edimburgo

Situado no alto de uma colina rochosa, o castelo guarda mais de 1.400 anos de história. Foi um dos castelos preferidos da realeza escocesa até a união com a coroa inglesa, em 1603. Atualmente, o castelo de Edimburgo é a sede do Regimento Real Escocês.

"Edimburgo é uma capital cercada por montanhas. Conhecemos e ouvimos um original escocês tocando a GAITA DE FOLE e usando a famosa SAIA(KILT). Fizemos um sightseeing (no tradicional ônibus vermelho de dois andares. Além de outros locais maravilhosos, passamos perto da casa da escritora do Harry Poter (J.K.Rowling) e também da que pertenceu ao inventor do telefone (Graham Bell)"

Luiz Carlos Padua Silva
.

Ana com os amigos Vera e Mark, na Royal Mile.
Ao fundo, o Prédio Gótico (Tolbooth Kirk),
também conhecido como Abadia de Holyrood

A Royal Mile (Milha Real) é o nome popular para a sucessão de ruas que formam a principal via do centro histórico de Edimburgo. Mais conhecida como cidade velha, foi tombada como patrimônio da humanidade pelas construções referentes à era medieval. Hoje é uma das mais famosas vias de Edimburgo, onde estão concentrados museus, bares, restaurantes e lojas.
.

Aninha e Luiz Carlos, com seus amigos,
e as delícias de Edimburgo, capital da Escócia

Aninha relembra sua estada em Edimburgo, seus amigos e, viaja novamente... no espaço e no tempo...

"Vera Hynes é minha grande amiga! Ela é brasileira, mas vive na Inglaterra há uns dez anos. Atualmente mora no Norte, em Middlesbrough. Vera é casada com o Inglês Mark Hynes. Ambos foram ótimos companheiros nesta nossa viagem!
Depois de passearmos durante todo um dia de intensas emoções, pegamos o Black Cab (taxi) e...
Que apetite!!! Hora do Jantar...
Estávamos hospedados no Best Western Bruntsfield. Caro... Mas valeu a pena!
O cardápio foi além de um delicioso cordeiro, massas... (abre o apetite novamente, só de lembrar...)
No almoço também havíamos nos deliciado, experimentando o Yorkshire pudding. Simplesmente fabuloso!"


Vera Hynes

A topografia da Escócia reflete os efeitos da glaciação, sobretudo na costa oeste, com numerosas saliências para o mar, conhecidas na região como lagos marinhos, e largos cursos d'água, denominados firths (estuários). O território pode ser dividido em três áreas diferentes de norte a sul: as Highlands (Terras Altas), as Central Lowlands (Terras Baixas Centrais) e os Southern Uplands (Planaltos do Sul). As Highlands são uma região muito acidentada que possui várias cadeias montanhosas paralelas na direção nordeste-sudeste interrompidas por profundos cânions e vales. A região é atravessada pelos montes Grampian, o principal sistema montanhoso. As Terras Baixas Centrais são uma faixa estreita que cobre um décimo da superfície da Escócia. As Southern Uplands estão constituídas por um planalto de páramos. Os rios e lagos são abundantes. Dentre esses destacam-se os lagos Ness, Oich e Lochy, unidos pelo canal da Caledônia, que liga o oceano Atlântico ao mar do Norte. O clima sofre influência das correntes marinhas. Na região da costa ocidental, que sofre os efeitos da corrente quente do Golfo, o clima é mais suave que na costa oriental.
Praia de Dumbar, no litoral da Escócia

"Foi uma das paisagens mais lindas que conhecemos. Pudemos apreciar um mar muito azul, gaivotas e lá no fundo, ainda havia focas e pinguins.... Imaginem!!!"

Viagem realizada pelos casais:
Ana Maria e Luiz Carlos Padua
Vera e Mark Hynes


Texto e Fotos: Ana Maria J. Manna Padua

Textos complementares: Wikipédia

Obrigado pela visita!
.
Para ver qualquer outra matéria,
clique em uma das opções no Índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!