sábado, 11 de julho de 2009

Luzern, Lucerna - Um sonho realizado!

Com uma população de 57.890 pessoas, é a cidade mais populosa da região central da Suíça. Devido à localização à margem do Lago Lucerna nos Alpes Suíços, Lucerna é tradicionalmente considerada em primeiro lugar como destino turístico. Um dos marcos históricos da cidade é a Chapel Bridge, uma ponte de madeira construída no século XIV.
A cidade de Lucerna se debrussa à beira do lago Vierwaldstättersee, na Suíça. Para conhecer o centro histórico da cidade é só caminhar ao longo do lago e se deixar levar pelo seu charme.
.
Na parte histórica da cidade encontramos inúmeras casas com as fachadas magnificamente decoradas por pinturas.



As paisagens são inesquecíveis, principalmente o lago de águas límpidas com seus belos cisnes e a beleza e grandiosidade dos Alpes. O lago Vierwaldstättersee (também conhecido como Lago Lucerna) é de uma beleza ímpar e se situa entre os Montes Pilatus e Rigi.
.


Vale muito a pena conhecer suas igrejas e o que sobrou da muralha da cidade, construída em 1386.


Sobre o Rio Reuss, afluente do Aar e efluente do Lago de Lucerna ou Lago dos Quatro Cantões, existem duas pontes medievais em madeira, cobertas, dos séculos XIV-XV, ambas com pinturas do século XVII integradas no travejamento do telhado: a Spreuerbrücke e a Kapellbrücke.
.
A Kappelbrücke (Ponte da Capela) é a mais antiga ponte de madeira da Europa e tem 204 metros de extensão. Fica sobre o Rio Reuss. Foi construída em 1333 para a defesa da cidade.
.
Um incêndio atingiu parte dessa ponte em 1993, mas felizmente ela foi reconstruída e reinaugurada em 1994. Sua recuperação devolveu à cidade seu principal e mais famoso ponto turístico e reergueu o orgulho que toda a comunidade tem deste símbolo, que transcende à cidade de Lucerna, pois é um ícone de toda a Suíça.
.
No meio da ponte fica a Wasserturm (torre de água), na qual já funcionou uma prisão, uma câmara de tortura, uma torre de observação e um arquivo municipal. Hoje, existe ali uma loja de suvenires.
Ao longo de toda ponte flores adornam sua estrutura.
.
Construída posteriormente, entretanto, a outra ponte (foto abaixo), a Spreuerbrücke ou Ponte dos Despejos (na Lucerna medieval era o único sítio da cidade onde era permitido lançar despejos ao rio) ainda se encontra original, já que não passou pelo incêndio que destruiu a primeira. Foi construída por volta de 1400 e inclui 67 pinturas representando a Dança da Morte, Totentanz, uma alusão às epidemias de peste tão temidas nas cidades medievais.
.
Caminhar por esta fantástica ponte de madeira é vivenciar um passeio através da História.
.
Particularmente, fiquei muito mais emocionada com os passos que dei sobre essa linda estrutura de madeira, imaginando quantas pessoas por ali haviam passado no decorrer de todas essas distintas épocas, reconhecendo, entretanto, a fotogenia superior e ímpar da primeira.
.

Nosso Hotel em Luzern
.

Podem considerar como uma dica!
Além de super bem localizado, é muitíssimo confortável!

.
E o preço, bem em conta, para os padrões suíços, é claro...
Mas realmente não é nada extravagante,
mesmo para os padrões de turismo no Brasil.
.
Adoramos! E que vista! O lindo Lago de Lucerna.
.
Até qualquer dia!
Luzern é uma cidade para voltar mais de uma vez!
.
Viagem realizada em Outubro de 2008.

Obrigado pela visita!
.
Para ver qualquer outra matéria,
clique em uma das opções no Índice.

2 comentários:

  1. Em novembro de 2010, estivemos em Luzern. Agradeço as dicas do Blog, especialmente do hotel. Nos hospedamos no Bellevue, seguindo seus conselhos, e adoramos o local. A atendente era super prestativa e o quarto muito confortável, mesmo para nós que viajamos com duas crianças! Agora procuro mais dicas para nosso próximo destino, que ainda está para ser definido!

    ResponderExcluir
  2. CORROBORO COM TODAS DICAS, A BELEZA DESSA CIDADE, ASSIM, COMO AQUELAS Q. FAZEM PARTE DA REGIÃO DOS ALPES É DE PERDER O FOLÊGOOOO. QUERO VOLTAR E REZAR O PERCURSO. ACABEI DE CHEGAR DESSE "PEDAÇO DE CÉU" INCLUINDO INTERLAKEN.VALEU MESMO

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!