domingo, 7 de fevereiro de 2010

São Pedro da Serra - Segundo Capítulo

"O Centrinho"
Foto extraída do Site da Pousada Canto Nosso
São Pedro da Serra é mesmo uma vila encantadora. Já dissemos no capítulo anterior que foi colonizada por suíços, mas não comentamos sobre o ar bucólico de cidadezinha do interior, com jeito caipira e, principalmente, que essa combinação é justamente o que a faz tão charmosa. Ainda tem a praça do coreto, rodeada por prédios históricos, com características da colonização portuguesa.
Foto de Regina Lobianco
Lá, ainda encontramos pessoas sentadas nas calçadas altas da frente de vários estabelecimentos comerciais, só proseando e vendo o vai e vem dos pedestres. Ainda vemos jogadores de bilhar e grupinhos de jovens de conversa fiada sobre o que vai rolar na "night". E rola mesmo muita coisa, pois tem forró quinzenalmente e, todos os fins de semana tem música brasileira ao vivo, além de bares, lanchonetes e restaurantes que ficam cheios até altas horas. 
Logo depois da pracinha do coreto, na esquina de duas ruas que a circundam, encontramos placas pra todos os lados, indicando a localização de vários lugares, principalmente das inúmeras pousadas do local. Nós ficamos hospedados na pousada Vila do Céu, que é uma graça e tem uma vista maravilhosa, mas sobre nossa pousada, falaremos mais tarde.
E o comércio?
Bem, não podemos dizer que o comércio seja o ponto forte de São Pedro da Serra, até porque não é esse o atrativo que leva tantos turistas pra lá. Mas é interessante ressaltar que dá pra curtir uma caminhada pelo centrinho, garimpando daqui e dali, pois existem lojinhas bem interessantes e que ficam abertas durante a noite também.
Uma das lojinhas mais interessantes é a Chocoarte (acima à esquerda), pois concentra cafeteria, doceria e a venda de artesanato. Há também, pertinho da galeria, um atelier de jóias superbacana, que já demonstra o bom gosto logo na entrada (acima à direita).
E por aí vai... lojinhas de bonecos, atelier de arte, roupas...
Acessórios (acima), caricaturas (abaixo) e muito mais.
E várias dessas lojas adquiriram e exibem esculturas do festival das cabras, que ocorre no circuito Mury - Lumiar - São Pedro da Serra, nos moldes do famoso cowparade que vingou no mundo todo.

"Os arredores"
Quem apreciava as águas límpidas da Toca da Onça, parou para apontar e se encantar com o arco-íris que se formara em torno do sol.
O que faz com que tanta gente procure São Pedro da Serra é o conjunto, mas o atrativo principal, ninguém tem dúvida que é a belíssima e preservada natureza na qual o vilarejo está inserido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!