domingo, 20 de novembro de 2011

Bahamas - Ilhas de Abaco, o Nirvana dos Iatistas e Marsh Harbour

Incrustada no mar de água turquesa e verde-esmeralda do Caribe, as Bahamas são um arquipélago formado por 700 ilhas e ilhotas. Esta matéria sobre a viagem às Bahamas, especificamente ao arquipélago de Abaco, inaugura a nova série sobre algumas viagens que fizemos no passado, com fotos antigas, digitalizadas recentemente (o que explica a má qualidade das fotos desta publicação).

De Volta ao Passado

Esta foi uma das viagens mais incríveis que Paulo e eu fizemos.

Já lá se vão onze anos! Pois é... nem lembrava mais a data, mas está registrado nas fotos: Foi em junho de 1999.
Bahamas - Ilhas de Abaco

Marsh Harbour

Abacos são um grupo de ilhas e ilhotas das Bahamas que constituem uma cadeia em forma de bumerangue, que se estende por cerca de 210 km de Walker’s Cay, ao norte, a Hole-In-Wall, ao sul. Abaco, portanto, é um arquipélago dentro de outro arquipélago. Está localizado a 170 km ao norte de Nassau, que é a capital das Bahamas. A área de Abaco é de 1.683 km2.

A configuração cria águas naturalmente protegidas conhecidas como Mar de Abaco, o que as tornam uma área favorita de navegação por iatistas, muitos dos quais vindos de grandes distâncias. Abaco é amplamente conhecida como a Capital Mundial do Iatismo.
Praia das Ilhas Bahamas após um raro dia de tempestade e mar revolto 

Esta foi uma das viagens mais incríveis que Paulo e eu fizemos.

Já lá se vão onze anos! Pois é... nem lembrava mais a data, mas está registrado nas fotos: Foi em junho de 1999.
Depois dessa, pelas circunstâncias da mesma, não haveria nenhuma outra viagem envolvendo praias e mar que fosse tão interessante...
Fomos convidados a conhecer o Arquipélago de Abaco em grande estilo. Navegando! Para nós, que somente estávamos acostumados a passear de barco com amigos em Búzios, Angra dos Reis ou Parati, viajar por várias ilhas e ilhotas, durante quase um mês, no mar do Caribe, especialmente nas Bahamas, foi o máááááximoooo!! E pra ficar melhor ainda, tivemos que aprender toda a rotina de navegação, na prática, pois nosso amigo, o dono do barco, dispensou o marinheiro e assim, nós e sua esposa passamos a ser a única tripulação a bordo. Foi realmente fascinante!

A tempestade da véspera derruba as folhas das árvores nas areias brancas e desertas, mas...
...nada é capaz de afetar o colorido vibrante e ao mesmo tempo translúcido das águas das Bahamas 
Foi uma viagem não planejada. Nossos amigos Ana e Alcir nos convidaram. Eles já estavam em Marsh Harbour! Era só decidir se iríamos ou não. Acabamos tirando quase um mês de férias e lá fomos nós! Nem saimos do aeroporto de Miami. Dali, pegamos um vôo que nos levaria direto para aquela cidade, que é a capital do Arquipélago de Abaco e fica na ilha denominada Great Abaco. O avião parecia de brinquedo, mas tudo bem! Se os outros iam, não seria o fato de vermos algumas aeronaves, parecidas com a nossa, caídas ao solo nos arredores do aeroporto e, ali abandonadas, como se fossem sucatas, que nos faria desistir!


Nossos amigos nos esperavam no aeroporto e dali, fomos direto para a marina onde o barco deles estava ancorado - Mister Sun, que seria o nosso hotel e o nosso transporte nas Bahamas.

Após as acomodações no barco, fomos conhecer a nossa marina. Ela era incrível! Não conheço nada igual em termos de marina no Brasil, até os dias de hoje! Nem falo só pela beleza, tampouco pela infraestrutura que ela propicia aos barcos ali ancorados, pois todas as marinas daquela região o fazem. Falo por tudo, incluindo-se os serviços disponibilizados aos seus usuários. Enquanto o barco esteve ancorado por lá, tivemos toda a mordomia que o resort que há dentro da marina oferece!

Todas as fotos acima foram tiradas no Abaco Beach Resort, at Boat Harbour. 

Só ficamos em Marsh Harbour por mais um dia após nossa chegada. Apenas o suficiente para desfrutar da marina e seu resort e conhecer a cidade e sua ilha, a Great Abaco Island.

Havia um centrinho comercial bem pertinho de nossa marina.
Durante nosso passeio em Great Abaco Island, demos uma paradinha em um bar, só para apreciar um drink local, com muito rum, em um lugar onde iam os nativos...
Estava tocando uma música caribenha... é engraçado como algumas lembranças nos ocorrem e nos enchem de repentino prazer... 

Durante nossa primeira noite em Marsh Harbour, ficamos conversando no convés do Mister Sun, ouvindo o som baixinho, bem ao fundo, que vinha dos barcos vizinhos, até o sono chegar...
Na noite seguinte faríamos a mesma coisa, mas antes, fomos jantar no excelente restaurante da marina, só pra despedir em grande estilo de Great Abaco Island, pois no dia seguinte zarparíamos bem cedo rumo às outras ilhas de Abaco.
O simples percurso já era uma viagem e tanto...

Nossa próxima parada seria Hope Town, em Elbow Cay .

Em breve,
Segundo Capítulo da Viagem às Bahamas:
Hope Town 


    
 
 
Quer seguir essa viagem?
Então clique no link abaixo:

Obrigado por sua visita.

Para ver qualquer outra matéria,
escolha no índice, no lado direito do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!