domingo, 20 de novembro de 2011

Bahamas - Curtindo Hope Town, famosa por seu farol na ilha de Elbow Cay


Esta viagem foi realizada há bastante tempo e só agora estamos publicando, conforme dissemos anteriormente.

Hope Town é conhecido como um dos destinos mais pitorescos e charmosos do mundo e também, onde se tem o prazer de encontrar e conviver com outros viajantes que procuram a atmosfera descontraída das Ilhas de Fora do Arquipélago de Abaco, nas Bahamas.
O vilarejo foi construído em torno de um porto protegido, na ilha de Elbow Cay. Com uma baía super abrigada, suas lindas praias de areias brancas e águas de transparência, visibilidade e cor indescritíveis são perfeitas para o banho de mar, natação, mergulho e pesca.
Cercada por várias ilhotas, onde não é possível ancorar grandes embarcações, Elbow Cay é o ponto de partida ideal para desfrutar desses locais paradisíacos. Assim, vários navegadores ancoram seus barcos no porto de Hope Town e ficam passeando em seus botes, explorando os mares de toda a região e aproveitando os dias nas praias desertas dessas outras pequenas ilhas. E o bom é que, ao fim de cada passeio desses, o belo farol de Hope Town sempre guia a volta dos viajantes ao vilarejo!
Elbow Reef Light House é talvez o marco mais reconhecido de Abaco. Com suas listras brancas e vermelhas, o velho e famoso farol tem sido retratado por inúmeros artistas da ilha, tanto em aquarelas, telas, gravuras como em outros objetos do artesanato local, todos sempre muito procurados pelos turistas.
Uma peculiaridade que atrai os visitantes a Hope Town é que nessa ilha não é possível circular com nenhum veículo motorizado, nem mesmo com aqueles carrinhos de golf que vemos, aos montes, em outras ilhas do arquipélago. Isto torna essa vila ainda mais pitoresca.
 
Hope Town é um verdadeiro convite aos passeios com mais vagar, com suas lindas casas coloridas, suas esquinas floridas de bougenville, as cerquinhas brancas na frente das casas de onde, muitas vezes, sentimos o cheiro de algum bolo ou pão caseiro recém-saído do forno, daqueles que são impossíveis de resistir. Ainda bem que muitas dessas casas colocam esses quitutes à venda através do balcão improvisado na janela que, aberta, permite também a visão do interior da sala e um contato mais próximo com as famílias e suas rotinas.

De Volta ao Passado
 Bahamas - Ilhas de Abaco

Hope Town

Estávamos navegando a partir de Marsh Harbour, em Great Abaco, cuja estada foi relatada na matéria anterior:  Bahamas - Ilhas de Abaco, o Nirvana dos Iatistas e Marsh Harbour

Aos poucos, Great Abaco ia ficando menor e menor... até sumir de nossa vista!
Depois de algum tempo de navegação, começávamos a avistar terra! Era a ilha de Elbow Cay, com sua forma de bulmerangue.
Nosso capitão e anfitrião, o Alcir, com toda a sua habilidade, fez as manobras necessárias para que o Mr. Sun, nosso barco, se posissionasse na boca daquela linda baía abrigada, e nela adentrássemos! Dali, já víamos o lindo e famoso farol.

Vista do Farol de Hope Town
Quando Alcir começou a "estacionar" o Mr. Sun entre dois barcos, na Marina do Farol, eu e Paulinho iniciávamos a nossa grande estréia como integrantes da tripulação. Corre daqui, corre de lá, enfim, uma verdadeira maratona de revezamento para não deixar que o Mr. Sun batesse, sem as defensas bem posicionadas, nesses dois barcos já estacionados! E os nós? Ah! Logo descobriríamos a importância dos nós para que as defensas não fossem ao mar!!!

Lighthouse Marina, na base do histórico farol, Elbow Reef Light House

Foi uma experiência fascinante! Nosso barco ficou ancorado na Marina do Farol, onde nosso bote foi baixado e dali, o bote passou a ser o nosso transporte! Mr. Sun passou a ser apenas a nossa hospedagem.
Eu me sentia dentro do seriado do Flipper!!! Fazíamos tudo de bote! Íamos de bote às compras do mercado, onde havia um pier apropriado. Íamos também de bote para o outro lado da ilha, para passear pelas ruas do vilarejo, comprar pão e bolo caseiros, feitos pelas mulheres da ilha, com seus penteados que mais pareciam esculturas...
Íamos também de bote para as praias mais desertas das ilhas vizinhas, onde passávamos todo o dia. Um verdadeiro paraíso!
Íamos, também de bote, almoçar em outras ilhas! Nestas, literalmente só havia praia e o restaurante-bar! Por isso eram muito procuradas!
No final do dia, voltávamos para Hope Town para descansar um pouco no barco. Depois, um banho gostoso, um casaquinho leve e, de novo no bote, rumo ao restaurante! Dá para entender porque eu me sentia como uma personagem do seriado Flipper!
Foram quatro maravilohosos dias! Dali, zarparíamos para a próxima ilha, igualmente paradisíaca, mas Hope Town ainda sobreviveria em nossas lembranças, por muitos anos (até hoje!), como um dos destinos mais charmosos e encantadores... que saudade!!!!!  

Obrigada por sua visita!
Para ver outra matéria, escolha no índice.
Se quiser acompanhar essa nossa viagem às Bahamas, 
em breve estaremos publicando a próxima parada!
Até lá!

Um comentário:

  1. Olá,

    Gostei muito dos aspectos naturais que forma a cidade de Hope Town um lugar paradisíaco, com belas praias e ótimo para o mergulho. Suas fotos ficaram lindas.

    Abraços,
    Verônica
    www.falaturista.com.br/destino/hotel-sao-paulo

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!