terça-feira, 4 de maio de 2010

Cataratas do Iguaçu - A Viagem (Segundo Capítulo)

Os vapores de água resultantes das Cataratas do Iguaçu produzem frenquentemente imensos arco-íris e
um espetáculo inesquecível de cores e magia

Além de termos esquecido nossa máquina fotográfica no hotel, bem no dia que iríamos visitar o Parque Nacional do Iguaçu, ainda havia o tempo nublado para atrapalhar as fotos que tiraríamos com a máquina descartável adquirida no parque. E ainda por cima, como a vazão das Cataratas estava dez vezes maior que a média, havia tanta água que formava uma uma cortina natural de vapor, muito maior que a já habitual, a envolver toda aquela esplendorosa paisagem! Por isso, essas nossas fotos não retratam em quase nada a beleza dessa obra prima da natureza! 
Já tínhamos apreciado, no dia anterior, as Cataratas pelo lado argentino, conforme matéria principal: Cataratas do Iguaçu - A Viagem (Primeiro Capítulo).

Passeio no lado argentino
No dia do passeio às Cataratas, pelo lado brasileiro, fomos antes no Parque das Aves, também comentado na matéria anterior, mas que fazemos questão de relembrar, por tratar-se de local imperdível!!! Fica quase em frente à entrada do Parque Nacional do Iguaçu.
Entrando no parque, percorre-se um trecho em ônibus próprio do parque ou então, em transporte oferecido pela agência de viagens, que foi o nosso caso, até a parada em frente ao Hotel das Cataratas. 

Hotel da Cataratas
Ao chegar no Hotel das Cataratas, logo em frente temos o primeiro mirante, onde já nos deparamos com a visão indescritível de todo o conjunto das quedas d´água super abundantes!!!!

O lado Brasileiro apresenta uma visão panorâmica e expansiva de toda a magnífica vista do local! Passarelas e mirantes foram espalhados pelos caminhos próximos às cataratas, graças aos quais podemos desfrutar de passeios e caminhadas ao lado da água em quedas.
 Foto: Eliane Issa
Conforme vamos caminhando pelas passarelas, a visão das Cataratas vai nos surpreendendo a cada curva e, quanto mais caminhamos, mais próximos ficamos de algumas das quedas d´água do lado brasileiro, o que faz chover literalmente! Impossível não se molhar. No nosso caso, logo no começo da caminhada pelas passarelas já tivemos que colocar as capas compradas no parque pois, como já dissemos, a vazão das águas estava 10 vezes maior do que a habitual. Se nesse aspecto tivemos sorte, pois tivemos uma visão privilegiada das cataratas, por outro lado, não pudemos sequer caminhar sobre a passarela que vai dar na Garganta do Diabo, pois a cheia do rio oferecia risco aos turistas e então, o acesso foi fechado.
Sem poder ir até o mirante da Garganta do Diabo, continuamos nossa caminhada pela passarela, apreciando aquele espetáculo estonteante da natureza.
Andamos um pouco mais até chegarmos próximo à queda d´água que fica ao lado do elevador panarâmico. Fomos informados que, se a força da água continuasse a crescer, o elevador seria também fechado.
Então, nos apressamos para apreciar mais aquela enorme queda d´água a tempo de podermos subir no elevador.


E bem embaixo do elevador... Que cachoeira!!!
Nunca mais acharei graça em ducha alguma, depois de experimentar aquele banho!


Depois do banho, subimos no elevador panorâmico. Era tanta água que nem adiantava tentar fotografar...
Lá no alto, mais vista!!!

Foto: Eliane Issa

Macuco Safari

Depois desse fabuloso passeio pelas trilhas, mirantes e passarelas das Cataratas, fomos até o local de onde se parte para o passeio denominado Macuco Safari que é composto por três etapas:
A primeira se constitui em um passeio de trenzinho elétrico que vai mata adentro. É tão interessante que deveria poder ser vendido independente do passeio de barco (a terceira etapa do Macuco Safari). Digo isso porque muitos turistas dispensam o Macuco Safari por não terem espírito aventureiro o suficiente para encarar as águas revoltas do passeio de barco que é feito quase que embaixo das cataratas! Se pudessem adquirir o passe para fazer somente o safari terrestre, acho que apreciariam, pois este propicia admirar a fauna e a flora daquela região de modo completamente diferente e ainda mais, com um guia que vai mostrando e explicando características interessantes sobre as árvores, plantas, frutos e animais que habitam aquela mata!
No trenzinho elétrico mata adentro... (Primeira etapa do Macuco Safari)
A segunda etapa pode ser feita de duas maneiras distintas: caminhando por uma trilha ou de jipe (o trenzinho não consegue acessar esse trecho).

Ainda na mata, agora de jipe (Segunda etapa do Macuco Safari)

Terceira Etapa (a mais aguardada) - Passeio de barco pelo Rio Iguaçu, até as Cataratas. Os barcos utilizados no passeio são infláveis, bimotores, equipados com coletes salva-vidas. No passeio fluvial o barco sobe o rio atravessando o canyon, enfrentando corredeiras, numa velocidade média que permite a apreciação da paisagem. Pedras, animais e muito verde, integram o cenário até a base das soberbas Cataratas, próximo à "grande ferradura" conhecida por "garganta do diabo". 


Imperdível!!!! Quem for às Cataratas, não deixe de fazer o Macuco Safari!!!
Pode parecer perigoso, mas não é! Os barqueiros são bastante habilidosos.
E o arco-íris que se vê na foto acima, é muito comum!
Dificilmente malguém fará esse passeio e não avistará um desses!!!

Nesse passeio podemos apreciar as Cataratas de um ângulo completamente inusitado!!!
Quase embaixo das cataratas!!!

Mas quem pensa que as cataratas são o maior desafio desse passeio está muito enganado...
As manobras da lancha, os desvios das pedras e a força das corredeiras,
fazem desse passeio, uma aventura inesquecível!

Quando voltamos, estávamos completamente encharcadosssss!!!
Na foto acima, estou no cais, após ter saído da lancha, antes de pegar o jipe para voltar.
Será que vocês observaram as borboletas ao redor da minha cabeça??
Pois é, nesse passeio, vemos o tempo todo muitos pássaros, muitas borboletas e aqui é só uma pequena amostra, já que a maioria se afasta em arrevoada com a nossa presença... É uma linda visão, mas que nunca conseguimos registrar na plenitude...

Finalizamos assim o relato sobre o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, ponto principal desta viagem, registrada aqui em dois capítulos. Veja matéria principal: Cataratas do Iguaçu - A Viagem (Primeiro Capítulo).
Enfatizamos, para que não reste nenhuma dúvida! Não deixe de ir aos dois lados das cataratas. Vá ao parque argentino e ao parque brasileiro!
As passarelas sobre as águas, no lado argentino, fazem com que nos sintamos completamente integrados às cataratas. Podemos garantir que é uma sensação incrível!
Mas o lado brasileiro das cataratas permite o melhor ângulo de visão da mesma e, ainda, realizar o passeio macuco safari, que consideramos imperdível!! (não é preciso ser nenhum atleta pra fazer esse passeio! Qualquer um pode fazer! Só não pode levantar da lancha, porque aí sim, é perigoso, nem ir pra lá querendo sair sem se molhar - não há capa que impeça isso!)
O que não pode, de jeito algum, é deixar de ir!! Acordem, brasileiros!!!! Essa maravilha da natureza é nossa!!!
Se quiserem começar desde já o passeio, ao menos virtual, segue o site do nosso parque: http://www.cataratasdoiguacu.com.br/

Obrigado pela Visita!
Deixe seu Comentário!
Volte Sempre!
(Para ver outra matéria,
escolha o tema em um dos índices ao lado)

Um comentário:

  1. Adorei o Blog de vcs!!! Estou para fazer uma viagem à Foz no feriadão de 7 de setembro... e a minha reserva de hotel é na cidadezinha de Puerto Iguaçu, e eu estava receosa pois não se comenta muito sobre as cidades ao redor e sim as mais conhecidas são Foz e Buenos... foi muito bom e tranquilizante ver as fotos de vcs nesta cidadezinha e os comentários agradáveis sobre esta!!! Agora é só esperar a data e embarcar tranquila!!! Abraços!

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!