sábado, 28 de outubro de 2017

Cartagena - Dicas e Impressões desse Encanto de Cidade!!!



Colômbia!!! Uma grata surpresa!!! Desde a chegada no aeroporto de Bogotá, que é o ponto de partida para Cartagena das Índias, já que não há vôo direto, até a hospitalidade do seu povo para com os brasileiros! 
Esse destino nos proporcionou dias adoráveis, descontraídos, e cheios de história, nos envolvendo pelo astral da cidade, que nos encantou enquanto circulávamos entre suas ruelas e admirávamos as lindas e coloridas fachadas do casario colonial dessa encantadora e acolhedora cidade murada.

CARTAGENA DAS ÍNDIAS


Estivemos em Cartagena há uma ano atrás, mas somente agora eu resolvi publicar um pouco do que me lembro dessa maravilhosa estadia, atendendo aos pedidos do maridão, que adora revisitar acontecimentos felizes! Também gosto! Então vou registrar alguns aspectos para relembrar futuramente e também para ajudar os amigos viajantes que desejarem conhecer esse destino.
Primeira e importante dica: Onde se hospedar! 
É aí que você terá que definir quais são suas expectativas. Porque dependendo do seu interesse, a escolha do local do hotel será totalmente distinta. É importante então decidir se quer curtir uma temporada praiana ou urbana. Vou tentar ajudar com as orientações a seguir. 
Cartagena é banhada pelo mar do Caribe, mas as praias próximas ao Centro Histórico da Cidade Murada não possuem características nada caribenhas, muito pelo contrário, são até decepcionantes para nós brasileiros que temos um litoral invejável. Essas praias devem ser visitadas, sim, pois ficam no bairro moderno de Boca Grande, que merece ser conhecido para uma melhor compreensão da cidade. Mas se quiser realmente curtir praia é preferível se hospedar em algum dos resorts existentes na Isla Barú ou Islas del Rosário, onde irá encontrar água quente e cristalina, areia branquinha, praias quase desertas e paisagens paradisíacas. 
Não foi o nosso caso, que apenas visitamos essas ilhas quando fomos conhecer o oceanário, já que preferimos curtir a cidadezinha e seu alto astral.
Se você quiser também curtir a cidadezinha e se perder em suas ruelas, frequentar seus bares e restaurantes, caminhar à beira da muralha, e fazer tudo isso inclusive de noite, então não fique em outro local que não seja o centro histórico.


Nós ficamos hospedados no Centro Histórico e não nos arrependemos. Mas preste atenção: O mais importante de um hotel em Cartagena é que seu ar condicionado seja ótimo e esteja sempre ligado, pois você irá precisar encontrar esse oásis a cada vez que chegar de algum passeio sob o sol escaldante de Cartagena. Não ria desse comentário! Você só irá entender a importância dessa informação após ter ido a Cartagena! Já foi a Manaus??? Pois Cartagena é mais quente e mais úmido ainda! Aliás, esse é o único aspecto negativo desse destino!
Nosso hotel foi o Hotel Boutique AquamarinaExcelente!  Ele possui poucas habitações, o que permitiu um tratamento bastante exclusivo, e quando chegávamos de qualquer caminhada era reconfortante encontrar nosso quarto e todas as suas dependências sempre geladinhas. Por isso, eu posso recomendá-lo com tranquilidade, já que é muito confortável, tem localização privilegiada e uma equipe para nos atender sempre muito solícita e disposta a nos mimar!


Além de se deixar perder pelas ruelas da cidade, há alguns passeios que você não deve deixar de fazer. 

PASSEIOS

Eu e meu marido alugamos um carro com motorista no próprio hotel, porque queríamos ter uma visão geral da cidade pelos locais onde não seria possível conhecer apenas caminhando. Então, contratamos esse passeio pelos arredores, passando pelos bairros onde moram os locais, visitando as praias da cidade, que ficam no moderno bairro de Boca Grande, onde moram as pessoas com mais posses, e também com direito a paradas estratégicas para que pudéssemos visitar com calma necessária o Castillo San Felipe de Barajas e o Convento Santa Cruz de La Popa. Mas é possível visitar esses e outros pontos turísticos em  excursões de quatro horas, inclusive em ônibus panorâmico. 

 Convento Santa Cruz de La Popa

 Castillo San Felipe de Barajas

 Boca Grande

OCEANÁRIO

Reserve um dia para visitar o Oceanário! Existem inúmeros barcos que levam lá, e você poderá aproveitar para conhecer algumas das praias e ilhas. Procure escolher com cautela, pois não fizemos isso, e nos metemos em um barco bem farofeiro. Mas querem saber? Acabou por ser bastante prazeroso, depois que nos despimos de preconceitos! Não foi apenas pitoresco, foi realmente divertido! Tirando o fato de que não estava nos nossos planos que na volta do passeio iríamos ter que subir numa balsa balançando no meio da arrebentação das ondas, para acessar o barco, em um nível diferente do da balsa, também balançando (porque não havia píer e tivemos que ir de balsa até o barco)😨, o resto foi legal!! 😃 As pessoas eram alegres, cantavam, bailavam e o oceanário foi realmente bem diferente dos aquários que conhecemos, inclusive o nosso Aquario. Esse oceanário é totalmente a céu aberto! Bem bacana!



Mas os melhores passeios em Cartagena você irá fazer apenas caminhando pelas ruas e praças do centro histórico. 

CENTRO HISTÓRICO

Assim, apenas caminhando e curtindo o lindo casario, você irá chegar a vários dos pontos turísticos da cidade, como a Praça de Santo Domingo, que é uma das mais animadas de Cartagena. Fica lotada de gente, que passa para apreciar e fotografar a estátua La Gorda, de Botero. De noite, se enche ainda mais, ao som dos grupos musicais que se apresentam em frente às mesinhas dos restaurantes que são colocadas nas ruas. 


Também se pode visitar os Museus do Ouro e da Esmeralda apesar dos respectivos museus oficiais estarem em Bogotá.




O Palácio da Inquisição é uma construção do período colonial que hoje abriga exposições a respeito da história de Cartagena e da inquisição. Cartagena foi sede do Tribunal do Santo Ofício, que condenava e torturava pessoas por heresia, bruxaria, bigamia etc., na época da inquisição. Na parte térrea do edifício, as pessoas podem observar instrumentos de tortura utilizados nesse período. 



O Parque Bolívar é uma praça muito arborizada. Ele está perto de vários pontos turísticos da região e fica cheio durante todo o dia, com pessoas descansando nas sombras das árvores. Pela região há vários vendedores de frutas, artistas de rua e artesãos; é um dos locais cheios de movimento do centro da cidade.



O monumento "Sapatos Viejos" é uma homenagem a um poeta regional chamado Luis Carlos López. O local não é dos pontos turísticos mais importantes de Cartagena, mas certamente rende fotos engraçadas.



A Torre do Relógio é um dos símbolos de Cartagena. O lugar foi a entrada principal da Cidade Amuralhada e tem uma construção imponente, que chama atenção mesmo de longe. Ela funciona como um portal que divide dois bairros da cidade; é possível passar debaixo da torre e de seu relógio. Mesmo à noite esse ponto turístico continua em destaque, pois recebe uma iluminação especial, rendendo muitas fotos. Há também uma feira de artesanato que fica ali pertinho.


Mas como já disse antes, o melhor a fazer é se perder pelas ruelas, apreciando as fachadas, os balcões, os portais, as barraquinhas de frutas super coloridas, o artesanato, enfim, uma festa!
Mais uma dica: Leve seu chapéu, porque você vai precisar! Se não levar, compre logo um chapéu panamá (apesar do chapéu panamá ser oriundo originalmente do Equador, você verá vendedores a perder de vista, oferecendo esse produto, e não se cansarão de oferecê-lo caso você não esteja usando algum. Portanto, se quiser se livrar dessa perseguição dos vendedores, renda-se de cara e compre o seu chapéu panamá. Paulo se recusou a comprar o seu e foi caçado pelos vendedores!!! 😅


A MURALHA
E O IMPERDÍVEL POR DO SOL 

A Cidade de Cartagena é cercada por uma antiga muralha que tinha como função proteger a região contra ataques estrangeiros. Ela é formada por quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Matuna e Getsemani. Dentro das muralhas está quase toda a parte antiga de Cartagena, com suas ruas românticas e edificações antigas. A muralha é um dos pontos mais importantes de Cartagena e a caminhada sobre ela no fim de tarde é um programa imperdível, pois o calor estará mais suportável e o visual é lindo, tanto olhando para os ângulos e cenas da cidade amuralhada, quanto observando o sol se pondo sobre o mar. Portanto, não deixe de caminhar sobre suas pedras, conhecer seus baluartes e parar em algum ponto, ou no bar onde fica a maior badalação na hora do por do sol, o concorridíssimo Café del Mar, pois você irá se render, tirar fotos incríveis e se encantar mais ainda! 



SALSA!!! UMA NOITE BAILANDO

Existem coisas que não se pode deixar de fazer quando se visita um local. E no caso de Cartagena, uma delas é ir bailar no prestigiado Cafe Havana Cartagena.


Eu não recomendo que se jante no estabelecimento. Deixe para bebericar, experimentar drinks e bailar aí, mas jante em outro local. Nós fizemos uma coisa super legal, que foi ir pra lá relativamente cedo, chegamos, reservamos uma mesa, mas demos uma pequena saída para jantar numa pizzaria ótima e que fica no mesmo bairro, bem pertinho, para onde fomos e voltamos caminhando! 





E quando retornamos à casa noturna, esta já estava fervilhando! Infelizmente não lembramos o nome da pizzaria, mas ocupa um casarão com vários ambientes e se pode comer nas sacadinhas. Pergunte no hotel, ou então, no próprio Café Havana, pois foi lá que nos indicaram. Esse bairro não é tão seguro quanto é o Centro Histórico, então, o melhor é ir e voltar de táxi (É bem barato andar de táxi, mas antes de ir a qualquer lugar, pegunte no hotel ou nos restaurantes qual seria o preço da corrida, e ao parar um táxi, pergunte ao motorista por quanto sairá a corrida. Assim você não correrá riscos, porque se não combinar, você poderá ser surpreendido com preços incompatíveis, já que não é hábito que eles usem taxímetro. Vale o preço da corrida combinado!). Mas a caminhada até a pizzaria não é problema, pela proximidade e badalação que fica ao redor do Café Havana. 

MELHORES RESTAURANTES


Esse restaurante eu recomendo para o jantar. Nossa primeira noite em Cartagena foi lá. Culinária especialíssima, em um dos mais prestigiados restaurantes da cidade amuralhada. Decoração primorosa! Atendimento caloroso. Preço alto, mas compatível com a experiência inesquecível! Para mim, o melhor da temporada! 




Do nosso hotel, fomos caminhando até o restaurante, nos encantando com a segurança das ruas do centro histórico. Mas na volta, preferimos pegar um táxi. Quase todos os trajetos dentro da muralha tem preço fixo, que é a bandeirada inicial. Muito barato, mas como disse antes, pergunte a faixa de preço no restaurante e combine com o táxi antes de começar o trajeto!





Fomos nesse restaurante na noite do meu aniversário e amamos! Nele, além de uma carta de vinhos muito especial, segundo o Paulo, de um ambiente que parece saído de um filme dos anos 50, e de um cardápio variado e delicioso, ainda se pode apreciar uma boa salsa e, obviamente, bailar!!! Recomendo também para o jantar!!



Esse restaurante é mais adequado para o almoço e é simplesmente imperdível!!!! O ambiente, o atendimento, a frequência, os pratos, enfim, um verdadeiro ponto turístico! 


FINAL DE NOITE

Para tomar uns drinks, apreciar o vai e vem das pessoas e deixar a noite passar sob o luar de Cartagena!


Há ainda o Bar-Restaurante Plaza Santa Teresa onde se pode comer uma pizza, um sanduiche, ou simplesmente pedir uns drinks. Também é possível jantar, pois experimentamos uma massa deliciosa em uma das noites. Mas eu recomendo mesmo é para o fim de noite, pois é muito agradável! Ou então, para o final da tarde, antes de ir a outro restaurante, revesando com o Café del Mar. Ele pertence ao hotel Charleston Santa Teresa, que é um dos melhores da cidade, mas não é preciso estar hospedado lá para frequentar esse espaço. Ele pode ser visto do alto da muralha, todo iluminado, e muita gente não para ali porque acha que somente os hóspedes podem frequentá-lo. Nós adorávamos terminar nossas noites ali, pois nosso hotel ficava bem pertinho e sua localização faz com que haja um frescor muito apreciável nas noites quentes de Cartagena!



Espero ter sido útil para futuros viajantes desse delicioso destino, que nem sempre é lembrado pelos brasileiros, mas que é perfeito quando não se tem muito tempo para curtir as férias. 

Eu e Paulo agradecemos a visita! 

2 comentários:

  1. Cartagena esta no roteiro da minha próxima viagem.
    Fique seguro com: https://assistentedeviagem.com.br/seguro-viagem/

    ResponderExcluir
  2. Pretendo conhecer Cartagena nas minhas férias e pelo seu post vi que a cidade é muito bonita e colorida, fiquei ainda com mais vontade. Estou contando os dias para a viagem

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!