terça-feira, 7 de abril de 2009

Cheverny - Cidade e Castelo no Vale do Loire

Estivemos em Cheverny em setembro de 2008, quando esplorávamos o Vale do Loire. Estávamos hospedados em Amboise e, de lá, percorríamos outras cidades às margens do famoso rio. Nem é preciso dizer que o ponto alto da cidadezinha é o castelo que lhe dá o nome.
.
Mas é impossível deixar de comentar sobre cada uma dessas cidadezinhas. Cheverny, como as demais, é toda florida, com ruas limpíssimas! Passear por suas ruas já é uma enorme diversão, pois o que não flatam são belas paisagens para encher os olhos. Estacionamos nosso carro por aqui e fomos caminhando...
.
Até o castelo, a todo momento ficávamos encantados com as enormes jardineiras que adornam a cidade!
.
Não demorou muito para que chegássemos ao Castelo de Cheverny, pertencente aos descendentes da família Hurault, muito conhecida em Blois desde o Século XIII. Esta família serviu a cinco reis de França. O Conde Henri de Cheverny e a Condessa Marguerite mandaram construir esse castelo vanguardista, à época.
.
Como esse castelo foi habitado há bem pouco tempo atrás, sofreu algumas mudanças através dessas várias gerações de moradores, contudo, manteve a classe, beleza e principais características originais.
.
Várias de suas salas permaneceram conservadas por essas várias gerações. Uma delas é a Sala das Armas.
.
Outro ambiente que sofreu pouquíssimas alterações foi a Sala de Jantar. Todo o mobiliário e tapeçaria que reveste as paredes permaneceram conservados. Apenas alguns adornos são acrescentados para embelezar a sala, como o arranjo de flores, no centro da mesa.
.
Ainda podemos apreciar, também na sala de jantar, a lindíssima e prestigiada louça francesa, disposta elegantemente em enormes cristaleiras de época.
.
Acima, o magnífico quarto do rei. Os aposentos reais sempre eram os mais suntuosos, em todos os castelos, ainda que jamais fossem ser utilizados, o que ocorreu com vários aposentos reais em diversos castelos da nobreza.
.
A suntuosidade nesse quarto, especificamente, no nosso entendimento, chega a ser um tanto lúgubre. Nem eu nem Paulinho gostaríamos de dormir ali...
.
Este é o Grande Salão do Castelo. Sofreu algumas alterações ao longo dos últimos 150 anos. Foi parcialmente restaurado e só mantém suas características originais nessa parte cercada por cordas.
.
Terminada a visita ao interior, chegamos aos jardins. Logo estaríamos no pavilhão de caça, uma prática muito popular naquele castelo.
.
Não podemos deixar de comentar que o Castelo de Cheverny inspirou o desenho do Tintin, aqui retratado, próximo ao pavilhão de caça.
.
Na Sala dos Troféus há um vitral maravilhoso que representa a partida de uma montaria.
.
Sala dos Troféus
.
O Canil - O castelo ainda o mantém , com seus lindos cães de caça
.
Voltamos para Amboise super bem impressionados.
A cidadezinha de Cheverny é uma graça!
E seu castelo é incrivelmente bem conservado!
.


Se quiser seguir essa nossa viagem no Vale do Loire, clique:
http://compassaportenamao.blogspot.com/2008/09/blois-o-grandioso-centro-histrico-do.html

Obrigado pela visita!

Para ver qualquer outra matéria, clique em uma das opções no menu
que se encontra quase no topo do blog, na coluna do lado direito.

Um comentário:

  1. Que bom ver que vocês estão bem e se divertindo. Adorei as fotos. Abraços do seu Irmãos e um beijo da cunhada e sobrinhos.

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!